Ciclo da água

TÍTULO: O CICLO E TRATAMENTO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DA CHUVA

 

TEMÁTICA: Água um bem a ser preservado.

 

ROTEIRO DA PRÁTICA: Em grupo (de 3 a 4 alunos)

 

Objetivo: Observar como o ciclo da água se forma na natureza e como a água é limpa para o consumo humano.

Atividade 01: Vídeo sobre o ciclo da água e tratamento da água – alunos, prestar muita atenção e anotar no caderno as informações que achar importante. Após o vídeo, responder as questões abaixo:

Links dos vídeos:

01: http://www.youtube.com/watch?v=et05vorLkxY

02: http://www.youtube.com/watch?v=RHk-gKXDUlc

03: http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

1.      Como as gotas de água, que estão no ar, formando as nuvens, fazem para chegar ao solo?

2.      Explique como é formada a chuva.

3.      O que acontece quando a água chega ao solo?

4.      O que significa ETA?

5.      O que acontece com a água durante a passagem pela ETA?

6.      Cite algumas atividades do nosso dia a dia onde utilizamos água.

7.      Explique por que devemos economizar água.

8.      Cite algumas maneiras de economizarmos água.

9.      Para onde vai a água que utilizamos nas atividades diárias em nossa casa?

10.  O que significa ETE?

11.  O que acontece com o esgoto no ETE?

12.  Para onde vai à água que sai do ETE?

13.  Qual o nome do fenômeno físico que faz com que a água dos lagos, rios e mares vá fazer parte das nuvens?

 

Atividade 02: Atividade prática sobre a formação da chuva

Cada grupo receberá:

– 01 béquer com água quente (água previamente esquentada pela professora)

– 01 placa de petri ou vidro de relógio.

 

ATENÇÃO: materiais de vidro, muito cuidado ao manuseá-los.

Descrição da atividade 02:

Os integrantes do grupo, ao receberem a água quente no béquer, deverão colocar em cima do mesmo a placa de petri com a boca virada para baixo. Feito isto, deve-se iniciar a observação do experimento. Nesse momento, vocês terão aproximadamente 10 minutos para observar o que ocorre com a água dentro do copo de Becker e anotar estas observações no espaço abaixo.

ANOTAÇÃO: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 03: Atividade prática sobre a filtração da água

Cada grupo receberá:

– 01 garrafa pet

– areia

– pedrinhas / brita

– carvão moído

– algodão

Descrição da atividade:

Os integrantes do grupo deverão cortar a parte de cima da garrafa pet, sendo que esta parte deverá ser maior que a metade da garrafa.

Deverão ser adicionados, EM CAMADAS, os seguintes itens:

1º: algodão;

2º: carvão moído;

3º brita / pedrinhas;

4º areia

Após a montagem do filtro, o mesmo deverá ser apoiado na base que foi cortada da garrafa, pois esta servirá como recipiente coletor da água que será filtrada.

Cada grupo receberá da professora um copo plástico com água suja / barrenta, a qual deverá ser colocada no filtro construído.

Após alguns segundos, poderá ser visualizada a filtragem da água.

RESPONDA:

1.      O que é água limpa e o que é água potável?

2.      A água filtrada por você é água limpa e potável? Por quê?

3.      Ao final da prática, você pode beber essa água que foi filtrada? Por quê?

4.      Podemos utilizar essa água para alguma atividade humana? (atividades que fazemos em nosso dia a dia)