Vacinas
Plano de aula: Vacinas – uma visão crítica
Público alvo: 2º ano do Ensino Médio
Objetivo da aula: Trabalhar com os alunos, a partir de uma perspectiva histórica, doenças virais e o surgimento, importância e forma de funcionamento das vacinas.
Duração: 1 a 2 H/A (dependendo do vídeo)
Aplicação:
- 1. Iniciar a aula na sala de vídeos com um documentário sobre a revolta da vacina (sugestão: Projeto Memória 2003 Oswaldo Cruz, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=HewYqBClEyA );
- 2. A partir da exposição do vídeo questionar os alunos sobre a biologia do vírus da varíola (reservatório viral, transmissão e formas de prevenção);
- 3. Relacionar a problemática da varíola e a revolta da vacina com o contexto histórico da época – falta de saneamento básico, pobreza, vacinação obrigatória e aplicada de forma autoritária e violenta. (sugestão: trabalhar em conjunto com a professora de história).
- 4. Por fim, levantar discussão acerca das vacinas na atualidade: importância, campanhas de vacinação e contextos sociais e políticos.
Avaliação: Além de avaliar participação dos alunos durante a aula, solicitar-se-á a construção de texto de opinião (mínimo 1 página) sobre vacinas (utilização, doenças e suas transmissões, campanhas).