Vacinas

Plano de aula: Vacinas – uma visão crítica

Público alvo: 2º ano do Ensino Médio

 

Objetivo da aula: Trabalhar com os alunos, a partir de uma perspectiva histórica, doenças virais e o surgimento, importância e forma de funcionamento das vacinas.

 

Duração: 1 a 2 H/A (dependendo do vídeo)

 

Aplicação:

  1. 1.    Iniciar a aula na sala de vídeos com um documentário sobre a revolta da vacina (sugestão: Projeto Memória 2003 Oswaldo Cruz, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=HewYqBClEyA );

 

  1. 2.    A partir da exposição do vídeo questionar os alunos sobre a biologia do vírus da varíola (reservatório viral, transmissão e formas de prevenção);

 

  1. 3.      Relacionar a problemática da varíola e a revolta da vacina com o contexto histórico da época – falta de saneamento básico, pobreza, vacinação obrigatória e aplicada de forma autoritária e violenta. (sugestão: trabalhar em conjunto com a professora de história).

 

  1. 4.      Por fim, levantar discussão acerca das vacinas na atualidade: importância, campanhas de vacinação e contextos sociais e políticos.

Avaliação: Além de avaliar participação dos alunos durante a aula, solicitar-se-á a construção de texto de opinião (mínimo 1 página) sobre vacinas (utilização, doenças e suas transmissões, campanhas).