Sistema Cardiovascular

Título da aula: Fisiologia do exercício

Público alvo: Alunos do 8º ano do ensino fundamental.

“A área de Ciências Naturais considera necessário o melhor conhecimento do próprio corpo do estudante, quando se estuda questões relativas ao corpo humano. Também é compartilhada a concepção de saúde como produto dinâmico de relações culturais e ambientais, ambas essenciais ao crescimento e ao desenvolvimento humano. No eixo temático .Ser Humano e Saúde considera-se, por exemplo, a importância de reconhecer e promover os recursos para o bem-estar e a saúde dos indivíduos da comunidade escolar.”

Objetivo: Trazer reflexões relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório, tomando como base o estado físico dos alunos antes e depois de uma dinâmica com exercícios físicos no pátio da escola, englobar conteúdos do tema transversal saúde, baseando-se na concepção de saúde como produto dinâmico de relações culturais e ambientais, que pode ser trabalhado juntamente com o professor de Educação Física.

Desenvolvimento:

1º Momento: Explicar que a aula iniciar-se-á no pátio e pedir a colaboração de todos para que a dinâmica ocorra como planejado.  Já no pátio, ensinar e pedir que os alunos contem o número de batimentos cardíacos por minuto que cada um apresenta antes que se inicie a dinâmica. Anotar (ou pedir para que algum aluno que não queira participar da dinâmica anote) a frequência de cada um. Este procedimento deve ser repetido ao término do 3º Momento.

2º Momento (a dinâmica): A dinâmica pode variar bastante (jogo de futebol, percurso com obstáculos, pic-bandeira, queimada, etc.), o importante é fazer com que os alunos se movimentem bastante.

3º Momento: Neste momento retornar à sala de aula para socializar a atividade realizada no pátio e anotar a freqüência cardíaca pós-exercício de cada um. Tentar puxar dos alunos o que eles perceberam/sentiram de diferente após terem participado da atividade no pátio. Anotar no quadro todos os elementos levantados pelos alunos.

4º Momento: Estender uma colcha no chão e pedir que cada um se deite em um canto, ou se preferirem, que permaneçam sentados nas suas cadeiras, mas todos de olhos fechados e prestando atenção ao som que será colocado ao fundo (batimentos cardíacos).

5º Momento: Perguntar aos alunos se, após este momento de relaxamento eles sentiram alguma diferença de quando haviam acabado de retornar à sala. Solicitar mais uma vez que anotem a freqüência cardíaca e passar um vídeo breve sobre o funcionamento do coração (sugestão de vídeo: episódio 28 de “O mundo de Beakman”).

6º momento: A partir do registro de comentários dos alunos nos momentos 3 e 5,  iniciar uma aula teórico-dialogada sobre os sistemas circulatório e respiratório, utilizando modelos, esquemas e imagens, relacionando com algumas características relatadas após a atividade física como o maior requerimento de oxigênio, necessidade de circulação mais rápida do sangue pelo corpo, aumento dos batimentos cardíacos, etc..

6º Momento: Discutir o porquê de as freqüências terem sido diferentes em cada momento e mostrar uma tabela de freqüências cardíacas esperadas para cada faixa etária.  Fechar a aula com um vídeo que contenha alguma curiosidade interessante sobre o assunto discutido, de modo a instigar os alunos a buscar mais informações por conta. (sugestão de vídeo: episódio 56 de “O mundo de Beakman” sobre doenças de coração)

Avaliação: A avaliação da atividade deve transpassar todos os momentos da aula, observando a participação dos alunos, tanto durante a atividade prática, quanto nos momentos em sala de aula. Além disso, pedir que os alunos escrevam um relato do que foi feito e discutido durante a aula, incluindo neste o que aprenderam.

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=zD9-L2Km3Go (funcionamento coração, a partir de 3:56 – 4:36; & coração em outros animais, a partir de 5:07 – 5:38)

http://www.youtube.com/watch?v=-TrKyZgtfnY (geral do coração e infarto)