Evolução

Plano de aula

Público alvo: 3º ano

Tema: evolução biológica

Duração: 2h/aula

 

Objetivos:

Proporcionar aos alunos uma mostra das diversas formas de compreender a evolução biológica e seus mecanismos (uso e desuso, seleção natural, mutação, neutralismo,…) assim como suas implicações na sociedade (darwinismo social e eugenia) e as novas descobertas sobre o assunto (epigenética), buscando fazer ligações com os seus conhecimentos prévios e proporcionar um pensamento crítico quanto a ciência e as teorias evolucionistas.

 

Proposta de trabalho:

Em circulo, iniciar a aula distribuindo recortes de revistas de diferentes seres vivos para cada trio, e a partir disso problematizar: O que gerou tanta diversidade de seres vivos no planeta?

Dar 10 minutos para que discutam entre si, indo em cada grupo e tentando promover mais questionamentos, listando no quadro as suas respostas. A partir disso, distribuir um texto para cada grupo, sobre os temas: seleção natural (será que todas as características foram selecionadas?), mudanças (mutações genéticas,  dar uma ideia que elas ocorrem a todo o momento), uso e desuso (problematizar o assunto ). Ainda em roda pedir para que cada grupo exponha o que leu e suas percepções sobre o assunto (concordam com o que está escrito?) Discutir entre os grupos proporcionando um momento em que eles possam argumentar sobre os mecanismos de evolução e como eles acham que estes ocorrem (ou não).  Conversar então sobre outros aspectos que podem surgir, buscando interligar com aspectos sociais e históricos, como a eugenia e o darwinismo social.

Quando tiver passado aproximadamente 60 min da aula, mostrar um vídeo sobre epigenética, buscando despertar a curiosidade para os avanços dessa área (duração 10 minutos).

 

Recursos:

Recortes de revistas de seres vivos distintos

Data-show

Vídeo sobre epigenética: http://www.youtube.com/watch?v=VbUvjvC2HaE  (10min)

 

Avaliação:

A participação dos alunos nas discussões e todo o processo da aula. Disponibilizar, ao final da aula 10 minutos para que cada aluno escreva no papel o que esta aula gerou neles.

 

Textos a distribuir:

Uso e desuso e transmissão de caracteres adquiridos

Este, por muito tempo, foi visto como um mecanismo da evolução das espécies, sendo principalmente defendido por Lamarck, nos anos 1809. Esta afirmava que as variações, modificações ou características adquiridas durante a vida do indivíduo devido ao uso, desuso ou outro estímulo funcional de órgãos e partes, podem ser transmitidas a seus descentes, mecanismo chamado também de “transmissão de caracteres adquiridos”. Ou seja, devido a mudanças que ocorrem ao longo da vida de certo individuo, sendo principalmente por razão do ambiente no qual vive, este utilizará mais ou menos determinada parte do seu corpo, causando assim modificações em sua estrutura, sendo transmitidos assim para a sua prole.

 

Seleção natural

O conceito básico de seleção natural, proposto por Charles Darwin entre 1832 e 1844, é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. Ou seja, as condições ambientais selecionam quão bem uma determinada característica de um organismo ajuda na sobrevivência e reprodução desse organismo. À medida que as condições ambientais não variem, ou permaneçam suficientemente similares, essas características continuam a ser adaptativas e elas tornar-se-ão mais comuns na população.

 

Mutação

Mutação é uma alteração permanente no material genético (DNA) de uma célula, podendo ou não conferir mudanças nas características do indivíduo. As mutações podem ocorrer/surgir ao acaso, sem uma causa específica, ou por ação de algum agente mutagênico (ex.: radiações, substâncias tóxicas). Elas ocorrem em qualquer tipo de célula, no entanto, apenas serão passadas às futuras gerações aquelas que ocorrerem no material genético das células germinativas (gametas).

 

Relatório da atividade:

Como não conhecíamos muito bem os conhecimentos da turma, pensávamos que após a professora ter apresentado sobre Lamarck, Darwin e um pouco sobre as evidencias da evolução, os alunos teriam claros alguns conceitos, como seleção natural. Porém, ao problematizarmos sobre a diversidade de vida no planeta, os alunos mostraram dificuldade mesmo nos conceitos mais básicos. Tentamos levar a aula em um clima de conversa, para que expusessem suas dúvidas e questionamentos. Muitos se envolveram bastante (provavelmente metade da turma) e a outra metade ficou passiva, não interrompendo a discussão. Os pensamentos iam surgindo no decorrer das falas dos alunos, íamos tentando puxar através de palavras como “ambiente”, “mudança”, alguns conceitos. Entretanto, acho que ficou bastante confuso para eles em alguns momentos, pois tudo se misturava, surgindo pensamentos sobre o big bang, a origem da terra, a origem da vida, extraterrestres, mutação por radiação (Hiroxima), acaso, reprodução humana, DNA, genes, etc .

A parte dos textos não foi possível fazer, pois estávamos envolvidos em esclarecer algumas dúvidas e discutir sobre o assunto. Ao final, passamos o vídeo sobre epigenética, que deve ter deixado-os com ainda mais dúvidas. Ao final, pedimos para que cada um escreva ao menos 5 linhas sobre o que pensa de evolução e outra questão comentando sobre o tipo de aula proposto. Por não possuirmos muito tempo, eles irão entregar na próxima semana.

Possibilidades:

Ter mais claro o direcionamento da aula, e ao final, esclarecer alguns conceitos. O que é seleção natural? O que é mutação? Como age o acaso? Quais outros mecanismos que podem ser importante para a evolução?