Propriedades do ar

PROPRIEDADES DO AR

Atividade em grupos ou sozinhos, porém todos devem fazer as anotações do quadro em seus cadernos.

Propriedades do ar – aula teórico-prática (em sala de aula mesmo)

Perguntar o que lembram das últimas aulas sobre ar – componentes do ar, camada de ozônio, efeito estufa, e retomar a ideia de que o ar está em todos os lugares. Lembrar da prática com o copo na água, que provou que o ar existe…

 

Apresentando as propriedades do ar

 

O ar apresenta resistência

Parte prática: pegar uma folha de papel aberta e deixar cair no chão. Depois, fazer uma bolinha com a folha e perceber a diferença na velocidade. Explicar a eles que a folha, quando aberta, demora mais para cair, pois há uma maior quantidade de ar em contato com ela. O contrário acontece quando a folha vira uma bola de papel, onde há menos quantidade de ar se opondo à passagem da folha. Falar do exemplo do paraquedas. Texto para copiarem no caderno: “O ar apresenta resistência: quanto maior a superfície do objeto, maior a resistência do ar.”.

 

Elasticidade do ar – expansão e compressão

Parte prática: 01- Utilizando seringas descartáveis, os alunos poderão segurar na ponta da seringa e pressionar o êmbolo da mesma. Haverá um momento a partir do qual o êmbolo não mais se moverá. Lembrar que há ar dentro da seringa e explicar que o mesmo foi comprimido dentro daquele espaço, até um determinado momento onde não pôde mais ser comprimido. (há seringas o suficiente?). 02- Utilizando dois béqueres com água, um com água quente outro com água fria, coloca-se em uma garrafa plástica vazia um balão em sua boca. Coloca-se, então, a garrafa com o balão preso na água quente e observa-se o enchimento do mesmo devido a expansibilidade do ar. Explicar que o ar que estava dentro da garrafa sofreu aquecimento devido a água quente, que aumentou a temperatura do ar. O ar, então, quando mais quente, tende a se expandir. Após esta demonstração, colocar a garrafa na água fria. O balão irá murchar e poderá ser constatado que o ar contraiu-se devido à diminuição da temperatura. Opção: acender uma vela na sala e apagá-la. O cheiro da fumaça poderá ser sentido por todos devido a expansão do ar, que conterá os gases que possuem aquele cheiro. Outro exemplo: o pum! Porque conseguimos sentir o cheiro do pum quando alguém solta um? Porque o ar se expande, levando o cheiro para todos os lugares. Texto para copiarem no caderno: “Elasticidade do ar – expansão e compressão: A propriedade do ar de sofrer expansão ou compressão é chamada elasticidade. Durante a compressão, as moléculas do ar ficam cada vez mais próximas umas das outras. Quando o ar se expande, estas moléculas ficam mais separadas entre elas.”.

 

O ar tem peso?

Prática: Utilizar dois balões, ou apenas um, e uma balança digital (eu posso levar Maíra). Perguntar se acham que haverá diferença de peso entre os dois e mostrar que o ar apresenta peso, mudando o peso. Se não formos utilizar a balança, podemos prender dois balões na extremidade de uma régua também. Lembrar que o gás é composto de vários gases, que são moléculas que não conseguimos ver a olho nu, mas que, por serem matéria, possuem massa e apresentarão algum peso. Texto para copiarem do quadro: “O ar tem peso? Podemos dizer que matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Como o ar é uma mistura de moléculas de diferentes gases, ele ocupa lugar no espaço e também tem massa.”.

 

Pressão atmosférica

Prática: 01 – pedir aos alunos que segurem seus cadernos com as mãos e que verifiquem que o mesmo exerce um peso, ou uma pressão sobre eles. Lembrar que nossa atmosfera é constituída por camadas que vão a grandes altitudes e que é composta por vários gases, ou seja, possui matéria – massa – peso. Fazer a relação desta altura da atmosfera com a quantidade de gases presentes na mesma e perguntar se acham que o ar faz algum tipo de pressão na Terra. Explicar que sim, o ar exerce esta pressão em todos os corpos e objetos nos quais ele entra em contato, não apenas para baixo, mas para todos os lados. 02 – Mostrar aos alunos que será entregue a eles uma fita de papel de 20cm x 4cm e que deverão colocá-la junto à boca e soprá-la. Perguntar o que acham que vai acontecer – a fita vai subir ou descer? Após, entregar as fitas a eles e realizar o experimento. A fita deverá subir, pois ao assoprar, o ar na parte superior da fita passa com uma velocidade maior, diminuindo a pressão que as moléculas do ar exercem sobre a folha de papel. Com isto, o ar, que está em uma velocidade menor na parte abaixo da fita de papel, fará com a que a fita suba, pois este ar apresenta maior pressão atmosférica. Lembrar aos alunos que a quantidade de gases presentes na atmosfera diminui quanto maior a altitude. Questionar o que acham sobre a pressão atmosférica nos lugares mais altos – se é maior ou menor. Explicar que quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, devido à menor quantidade de gases presentes na atmosfera. Texto para copiarem do quadro: “Pressão atmosférica: O ar está presente desde o nível do mar até as maiores altitudes da atmosfera. Esta grande quantidade de ar faz com que tudo que esteja na superfície terrestre fique submetido a uma pressão, chamada pressão atmosférica. Quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica, pois em maiores altitudes, a camada de ar é menor que aquela encontrada ao nível do mar. Fazer esquema no quadro.”.

Avaliação

Perceber o acompanhamento / participação e a compreensão dos alunos durante a aula.