Porifera e Cnidaria – roteiro de produção de stop-motion

Atividade:  produção de stop motion

Conteúdo: Filo Porífera e Cnidária

Público alvo: 2º ano   (pode ser empregado desde o ensino fundamental)

Aplicação:

Essa atividade foi uma forma de os alunos se envolverem no processo de aprendizagem, desenvolvendo-se através da arte, no caso a produção de vídeo. Tinha como objetivo entusiasmar os alunos  com o conteúdo e  permitir a expressão da criatividade. Foram disponibilizadas algumas aulas para tal, para que criassem a história e desenvolvessem o vídeo. Pelo fato de termos mostrado alguns vídeos antes do inicio das atividades, algumas histórias foram cópias das que havíamos mostrado.  Essa técnica é feita a partir de várias fotografias tiradas em sequencia, o que quando editada e colocada em alta velocidade dá a impressão de movimento.

Outras propostas:

Não dar exemplos de vídeos para que não façam uma cópia, estimulando a criarem o vídeo baseado em experiências vividas por eles ou o conhecimento prévio que possuíam sobre o assunto, além de fornecer materiais de revistas (ciência hoje) sobre curiosidades sobre os grupos, indo além do conhecimento presente no livro didático.

Materiais para a produção:

-massa de modelar de todas as cores

-material reciclável : plásticos, arames, caixa de leite,…

-máquina fotográfica digital

Para a edição:

-computador com programa movie maker

Registros: