Plasticidade fenotípica

Plano de aula

 

Público alvo: 1º ano

Tema: Genes X ambiente, como são definidas as características dos seres vivos?

Duração:50 min

 

Objetivos

Debater com a turma os impactos do genoma na determinação das características fenotípicas e psicológicas dos animais e a influência do ambiente neste processo.

 

Proposta de trabalho

Primeiramente uma conceituação sobre genótipo e fenótipo. Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um tópico envolvido com o desenvolvimento de diferentes fenótipos por conta de estímulos ambientais. Após um período de discussão entre integrantes de cada grupo, ocorre a exposição para o restante da classe do tópico recebido e a discussão acerca do tema.

 

Recursos:

Fichas de tópicos previamente preparadas: https://docs.google.com/file/d/0B8-PL3MyOrn8RmVfT1ZUM2VPYVk/edit?usp=sharing
Avaliação:

Participação nas discussões e respostas às seguintes perguntas:

1 – Fale de uma mudança que pode ocorrer na aparência (fenótipo) de uma pessoa. O genótipo dela mudou por causa dessa mudança?

2 – Porque os gêmeos univitelinos (idênticos) podem ficar diferentes quando crescerem?

3 – As mudanças que acontecem com a gente são passadas aos nossos filhos? Porque não?

 

Comentários sobre a execução

O exercício de discussão sobre plasticidade fenotípica foi aplicado com as dois primeiros anos da manhã, turmas 101 e 100. A primeira foi numa aula faixa, o que permitiu uma melhor execução da atividade. Apresentei brevemente conceitos de genótipo e fenótipo e depois distribui para 5 grupos 5 exemplos de organismos que possuem o fenótipo alterado quando em contato com algum aspecto ambiental. Vide plano de aula: https://docs.google.com/document/d/1Shbxlr7-SauriEL81oEfClL1aVYg7TT_Yev9B6SILkg/edit?usp=sharing

Após um tempo para discussão interna nos grupos, houve a apresentação pro resto do coletivo de cada caso seguido de breve discussão. Como atividade de avaliação, passei duas questões no quadro para eles responderem por grupo, o que ocorreu satisfatoriamente.

Achei interessante o comportamento deles trabalhando em grupo, alguns mais interessados e mais engajados e outros menos, mas estavam prestando atenção na maior parte do tempo. A minha conceituação teórica sobre genótipo e fenótipo ficou meio confusa e atrapalhada, precisa melhorar.

A atividade na minha avaliação, transcorreu melhor na 101 do que na 100. Francielle disse que eu devo atribuir uma nota aos alunos, acho que vou avaliar a turma como um todo e não individualmente, sendo que a 101 terá uma nota mais alta.