Plasticidade fenotípica
Plano de aula
Público alvo: 1º ano
Tema: Genes X ambiente, como são definidas as características dos seres vivos?
Duração:50 min
Objetivos
Debater com a turma os impactos do genoma na determinação das características fenotípicas e psicológicas dos animais e a influência do ambiente neste processo.
Proposta de trabalho
Primeiramente uma conceituação sobre genótipo e fenótipo. Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um tópico envolvido com o desenvolvimento de diferentes fenótipos por conta de estímulos ambientais. Após um período de discussão entre integrantes de cada grupo, ocorre a exposição para o restante da classe do tópico recebido e a discussão acerca do tema.
Recursos:
Fichas de tópicos previamente preparadas: https://docs.google.com/file/d/0B8-PL3MyOrn8RmVfT1ZUM2VPYVk/edit?usp=sharing
Avaliação:
Participação nas discussões e respostas às seguintes perguntas:
1 – Fale de uma mudança que pode ocorrer na aparência (fenótipo) de uma pessoa. O genótipo dela mudou por causa dessa mudança?
2 – Porque os gêmeos univitelinos (idênticos) podem ficar diferentes quando crescerem?
3 – As mudanças que acontecem com a gente são passadas aos nossos filhos? Porque não?
Comentários sobre a execução
O exercício de discussão sobre plasticidade fenotípica foi aplicado com as dois primeiros anos da manhã, turmas 101 e 100. A primeira foi numa aula faixa, o que permitiu uma melhor execução da atividade. Apresentei brevemente conceitos de genótipo e fenótipo e depois distribui para 5 grupos 5 exemplos de organismos que possuem o fenótipo alterado quando em contato com algum aspecto ambiental. Vide plano de aula: https://docs.google.com/document/d/1Shbxlr7-SauriEL81oEfClL1aVYg7TT_Yev9B6SILkg/edit?usp=sharing
Após um tempo para discussão interna nos grupos, houve a apresentação pro resto do coletivo de cada caso seguido de breve discussão. Como atividade de avaliação, passei duas questões no quadro para eles responderem por grupo, o que ocorreu satisfatoriamente.
Achei interessante o comportamento deles trabalhando em grupo, alguns mais interessados e mais engajados e outros menos, mas estavam prestando atenção na maior parte do tempo. A minha conceituação teórica sobre genótipo e fenótipo ficou meio confusa e atrapalhada, precisa melhorar.
A atividade na minha avaliação, transcorreu melhor na 101 do que na 100. Francielle disse que eu devo atribuir uma nota aos alunos, acho que vou avaliar a turma como um todo e não individualmente, sendo que a 101 terá uma nota mais alta.