Metabolismo de carboidratos e fisiologia

Roteiro para dinâmica com metabolismo de carboidratos e fisiologia

Objetivo: Mostrar como os alimentos são absorvidos pelo organismo para obtenção de energia e qual a função de cada órgão envolvido no processo.

Resumo: Os alunos terão uma caixa cheia de papéis picados, com as figuras que deveram ser coladas na seqüência de cada etapa, escolheram os alimentos ricos em carboidratos, a boca, a enzima amilase salivar, (quebra do amido) o estomago, intestino, amilase pancreática, células do intestino, corrente sanguínea, distribuição pelos tecidos e células. Identificando resumidamente as vias metabólicas até a produção de ATP (glicólise→piruvato→Acetil CoA no citosol e Ciclo de Krebs→Cadeia Respiratória→ATP na mitocôndria).

Misturamos aos papéis picados, alternativas metabólicas incorretas e figuras correspondentes aos órgãos e função para estimular o raciocínio do grupo.

O objetivo é fazer com que todos possam interagir e compreender de maneira divertida como acontece uma parte da obtenção de energia que precisamos para viver.