Protistas
Tipo de atividade: Aula Prática sobre Reino Protista
Conteúdo: Reino Protista
Público alvo: 2º ano do ensino médio
Local: laboratório de ciências
Aplicação:
Foi dada uma explicação prévia sobre o Reino, relembrando algumas informações, e a diversidade que poderia ser visualizada ao microscópio, com ajuda do quadro negro. As lâminas, em sua maioria, foram preparadas pelas monitoras antes do inicio da aula, e já estavam disponíveis nos microscópios. Foi explicado sobre a utilização do microscópio e os alunos iniciaram a observação buscando protistas em suas lâminas, auxiliados pelas monitoras. Durante essa prática eles deveriam completar um roteiro, presente em anexo.
Outras propostas:
A prática da visualização pode ser anterior a uma explicação e as dúvidas dos alunos podem direcionar o aprendizado, sendo assim a prática não fica como mera comprovação do que foi visto na teoria e o aluno fica em uma posição mais ativa de investigação. Além disso, alguns aspectos podem ser problematizados, como por exemplo a qualidade da água. Além disso, os próprios alunos podem preparar as lâminas. O roteiro também pode ser modificado afim de relacionar com outros conteúdos e não ficar preso a termos específicos.
Material necessário:
-Microscópios ópticos
-lâminas e lamínulas
-algodão
-água ( retirada de preferência de algum local com água parada e matéria orgânica)
Roteiro:
Algas: Filos 1) Eglenophyta (Euglenófitas); 2)Pyrrhophyta (Dinoflagelados); 3)Chrysophyta (Algas douradas e diatomáceas); 4)Clorophyta (Algas verdes); 5)Rhodophyta (Algas vermelhas); 6)Phaeophyta (Algas pardas).
Protozoários: filos: 1)Mastigophora (Flagelados); 2)Ciliophora (Ciliados); 3)Sarcodina (Amebas); 3)Sporozoa (Esporozoários); 4)Foraminífera (Foraminíferos) e 5)Actinopoda (Helizoários e Radiolários).
Mixiomicetos: são protistas com características parecidas das amebas e dos fungos. A célula é um plasmódio formado por uma massa gelatinosoa, multinucleada (vários núcleos), muito colorida cujo filo é Myxomycota.
Atividade:
1) Pingar uma gota de água na lâmina e desfiar um pedaço pequeno de algodão e colocá-lo na lâmina (isso serve para prender os protozoários, facilitando sua observação).
2) Colocar a lamínula sobre a água já com o algodão
3) Colocar no microscópio para observação: começar sempre com a lente de menos aumento.
4) Procurar por protozoários presos nos fio de algodão ou se movimentando pela lâmina.
5) Observar e desenhar os protozoários encontrados
Questões:
1) Quais as estruturas usadas para a locomoção dos protozoários que você observou?
2) Os protozoários observados possuem alguma estrutura especial para viver em água doce? Qual o nome? Como funciona?
3) Identifique as estruturas dos protozoários em seus desenhos: (vacúolo pulsátil, flagelo, cílios, núcleo)
4) Estes seres vivos fazem parte do Reino _______________________, em que a grande maioria é________________________, ou seja, possui________________________. São seres de vida livre, encontrados no ambiente ____________________________, isolados ou em colônias.